Reunião mensal com os Presidentes de Junta

Decorreu esta terça-feira, dia 6 de Fevereiro, a reunião mensal do Executivo Vieirense com os presidentes de junta do concelho.
Estes encontros de trabalho com os autarcas do concelho servem para priorizar um conjunto de acções determinantes para o desenvolvimento do território.
Num primeiro momento, o presidente do Município, António Cardoso, apresentou o novo Comandante Operacional Municipal (COM).  Nuno Monteiro, engenheiro agrónomo de formação, assumiu funções no dia 1 de fevereiro, para ocupar o lugar, vago até então.
Nuno Monteiro é, agora, o responsável operacional pela Protecção Civil, estando encarregue de planear, organizar, elaborar planos obrigatórios por lei e propor políticas de prevenção e atuação face às várias áreas de intervenção previstas.
O lugar do Comandante Operacional Municipal está previsto e enquadrado pela Lei nº27/2006, de 3 de julho e pela Lei nº65/2007, de 12 de novembro, que define o enquadramento institucional e operacional da proteção civil no âmbito municipal.
As funções do COM revestem-se da maior importância face à possibilidade de ocorrência de situações de proteção civil que exijam a sua intervenção, nomeadamente no combate aos incêndios florestais, às situações meteorológicas adversas, entre muitas outras.
Esta reunião na qual participou o Comandante do Posto da GNR de Vieira do Minho, Sargento Amaro Fernandes, serviu ainda para se discutir a nova legislação sobre a obrigatoriedade da limpeza dos terrenos florestais até 15 de março.
Neste contexto foram definidas um conjunto de estratégias e ações a levar a cabo no decorrer do mês de fevereiro. António Cardoso distribuiu material informativo que deverá ser afixado nas várias freguesias do concelho, tendo em vista o esclarecimento da população. Foi, ainda, determinado realizar-se um três sessões de esclarecimento nos dias 16, 17 e 18 do corrente mês na Escola Básica de Rossas, no Auditório Municipal de Vieira do Minho e no Centro Escolar do Cávado, respetivamente.
Em cima da mesa esteve, também, a discussão dos vários protocolos estabelecidos com as Juntas de Freguesia, bem como a formação em fitofármacos, tendo em vista o agendamento de novas datas.
O presidente do Município terminou a reunião com os autarcas das freguesias divulgando um conjunto de iniciativas a realizar a breve prazo, com destaque para: o convívio de Carnaval dos Centros de Convívio e Lazer e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e o desfile de Carnaval dos alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e Santa Casa da Misericórdia, no dia 9 de Fevereiro, pelas 10h00. A iniciativa Podas e Enxertos, a decorrer no dia 17 de Março na freguesia de Ruivães, que integra o Programa Sentir Vieira foi outro dos assuntos abordados, bem como o agendamento das próximas visitas às freguesias.