Pró-Nacional AF Braga

 

“Aqui só escreve/fala quem sabe de futebol”

Gonçalo Moreira antecipa a jornada deste fim de semana, que apresenta jogos de emoções fortes, o Ninense diante o Vieira é um deles. na Póvoa de Lanhoso o Maria da Fonte recebe o S. Paio D´arcos, equipa sensação do campeonato.

Cumprimentos a todos os leitores e seguidores do “Grande Área”.

A jornada 22 torna-se especial quando se analisa os jogos que irão haver. E muito se poderá decidir já neste jogo, obviamente que matematicamente pouco se decidirá com tantos jogos que faltam decidir, mas há tendências que vamos percebendo. O destaque vai para a luta na frente, e onde o confronto entre Maria da Fonte – São Paio D´Arcos chama a atenção. E no fundo da tabela, a equipa da Graça com o Prado que poderá trazer repercussões na luta pela manutenção. E abre-se uma janela de oportunidade para as equipas logo abaixo, que poderão naturalmente aproveitar e relançar o campeonato. Muito bons jogos a perspetivar, o que é comum neste campeonato e beneficia e muito o trabalho realizado por todos.

Vamos às análises.

Amigos de Urgeses – Taipas

Jogo onde o orgulho de cada equipa será mais revelado. Se por parte da equipa da casa, quererá até ao fim credibilizar a instituição e mesmo sendo último, não entrando em loucuras orçamentais, compete com muita dignidade e até consegue em caso de vitória igualar o 16º posto. A manutenção está a 14 pontos, o que matematicamente ainda é uma possibilidade, mas é difícil de alcançar. O Taipas está a fazer um campeonato abaixo do expectável, ocupa o 8º lugar e está a 5 pontos do top 3. Certamente será o seu objetivo imediato, já que a ambicionada subida é cada vez mais complicado, devido aos 10 pontos de diferença. Mas a Pró-Nacional é pródiga em surpresas, e com a qualidade existente no plantel, enquanto houver vida haverá esperança. Favoritismo para a equipa do Taipas.

Ninense – Vieira

Será um dos jogos grandes da jornada, que centrará algumas atenções pela luta pelo título, e as suas consequências com as outras equipas que também lutam. Ninense a 11 pontos do primeiro lugar, pode jogar neste jogo a sua última oportunidade de se aproximar desse lugar, e lançar ainda mais confusão no pelotão da frente. O Vieira, defende outra vez a liderança, sofreu um pouco no último jogo para vencer, e já se sabe que quando se está no topo, as vitórias são cada vez mais caras e difíceis. Ambição obvia de manter o lugar, quando do outro lado a equipa quererá se aproximar, e em caso de vitória passa mais um campo difícil e mostra a força da liderança que possa ocupar, e assim se fazem as grandes equipas, contra os melhores adversários nos campos mais complicados. Duas equipas muito boas que farão deste jogo um bom espetáculo.  Favoritismo ligeiro para o Vieira.

Pevidém – Cabreiros

Pevidém caiu nos últimos jogos, ficando a 8 pontos da liderança. Iria correr sempre por fora pelo título, já que o Vieira e o Maria da Fonte perfilam-se como as equipas mais fortes. Depois de terem um ciclo de 5 vitórias consecutivas, a equipa estava bem encaminhada para lutar até ao fim, mas as últimas duas derrotas seguidas complicaram bastante. Seja como for, esta equipa é de qualidade já várias vezes demonstrada, e terão essa oportunidade neste jogo de voltar ao que já foram e acima de tudo, aproveitar os jogos difíceis que os seus adversários terão para poder aproximar. Cabreiros nos últimos 4 jogos apenas somou uma vitória, pouco para uma equipa que ambiciona o quanto antes garantir a manutenção. É de referir que tem uma vantagem de 10 pontos para a descida, mas o ciclo tem de inverter sob pena de ver a sua concorrência próxima. E o objetivo imediato é a vitória para entrar nos 30 pontos e aí pensar de outra forma como encarar os jogos. Será um jogo interessante, porque ambas as equipas jogam bem, e procuram ganhar a jogar bem, o que favorece muito a competição e o espetáculo. Favoritismo para a equipa da casa.

Santa Eulália – Forjães

Será um dos jogos da jornada que mais atenções centrará. De um lado a equipa da casa, que teve o pássaro na mão nas Marinhas, mas deixo-o fugir nos últimos instantes acabando só com um empate, precisa de continuar a mostrar este inconformismo, a vontade de vencer e a espaços a qualidade. Quando é dito que a equipa é irregular, é refletido apenas pelos resultados, porque a nível exibicional consegue estar bem e ser competitivo. Havendo jogo de confronto direto, a expetativa é que entrem ainda mais determinados. Já o Forjães que ocupa o 6º lugar, está a fazer um campeonato muito bom e quererá continuar esta aproximação aos lugares cimeiros. Está a 1 ponto do top 5, e quando um clube tem lutado até às últimas jornadas pela manutenção nas épocas anteriores, é natural que se preocupe primeiro com a manutenção e a seguir com o crescimento do clube na competição, o que está a fazer com muito mérito e muita qualidade.

Marinhas – Joane

Será mais uma pequena final para o Marinhas, que empatou no último jogo, contra um adversário direto. Desde a mudança de treinador, que apenas 2 pontos foram conquistados, o que é muito pouco para uma equipa que está a 11 pontos da salvação, e precisa o quanto antes de entrar nesta luta de forma mais determinada. Este jogo, será naturalmente difícil, mas há várias questões que podem jogar a favor. O facto de ter marcado o golo de empate nos últimos instantes, pode trazer algo mais a este jogo no ponto de vista emocional, jogar novamente em casa e sobretudo o embate entre Prado e Águias da Graça que servirá de estimulo para se aproximar. O Joane conseguiu vencer o Esposende por 5-0, e provou o que sempre foi, uma boa equipa. Se a equipa estiver num bom dia é fortíssima, e certamente que ambiciona o top 5 que está a apenas 3 pontos, mas para isso precisa de comprovar com uma sequência de vitórias, e dessa forma aproximar a equipa dos seus objetivos, andar no topo. Bom jogo em perspetiva, e pela importância do jogo para o Marinhas, favoritismo repartido por igual.

Serzedelo – Esposende

Jogo que poderá servir para o Serzedelo se aproximar dos lugares de salvação, e até aproveitar os confrontos entre as equipas que jogam consigo pela manutenção. Também a importância do jogo, porque, caso não consiga vencer e estando a 12 pontos da manutenção, pode comprometer de vez essa luta, mas é importante referir o jogo de qualidade que fez contra o Vieira. De qualquer das formas, não será efetivamente uma final, devido ao confronto entre Prado e Águias da Graça que poderá acontecer de manter a distancia pontual igual à que está. O Esposende, surpreendentemente foi goleado pelo Joane por 5-0. De forma surpreendente porque esta equipa não é fácil de se marcar golos, é muito organizada e agressiva.  Mas têm-se sabido reinventar e quando parece que caem, já estão outra vez de pé, e este jogo servirá para comprovar isso mesmo, a acrescer o facto de ter 9 pontos de vantagem, e com os confrontos existentes, pode sair ganhador e ficar mais confortável. Favoritismo para a equipa do Esposende.

Maria da Fonte – São Paio D´Arcos

Como já foi dito, esta jornada terá jogos muito bons e que terão repercussões diretas que as vitórias ou as derrotas trazem, aliado à conjugação de resultados mais ou menos favoráveis. Maria da Fonte que perdeu o seu último jogo e a liderança do campeonato, joga contra o São Paio que é terceiro a 4 pontos do seu adversário. Será interessante perceber como o Maria da Fonte ambiciona lutar pelo título jogando contra uma das melhores equipas, e com mais rendimento da época, que normalmente dá-se muito bem nestes jogos e está sempre preparada para ganhar e roubar pontos. Também é importante referir, que o São Paio estando a 6 pontos do líder, em caso de vitória, prova a todos aquilo que pode fazer esta época que tem sido brilhante a todos os níveis, e merece o reconhecimento com algumas das dificuldades tornadas públicas. Favoritismo para a equipa da casa.

Brito – Porto D´Ave

O Brito nos últimos 8 jogos apenas perdeu 1 vez, o que lhe permitiu um ataque mais cerrado aos lugares de cima. E nesta jornada, com a vitória e os jogos de confronto direto acima, pode ser o grande beneficiado e entrar de forma mais declarada na luta pelo top 3. Também lhe confere uma vantagem pontual com o seu próximo adversário de 6 pontos. O Porto D´Ave, digamos que “acordou” no dérbi local com o Maria da Fonte e venceu de forma categórica por 2-0. Será curioso perceber se ganha uma motivação extra com esta vitória, e também em caso de vitória iguala o seu adversário desta jornada. Muito bom jogo em perspetiva, com duas das melhores equipas com o ligeiro favoritismo para a equipa da casa.

Águias da Graça – Prado

Muito estará em jogo e será com certeza, e também a par de outros, um dos jogos que mais interesse suscitará. Não há vantagem pontual para nenhuma das equipas sobre a outra, e a diferença para a descida é de 7 pontos. Quem vencer este jogo garante a vantagem do confronto direto, também a diferença pontual para o seu adversário e até com os lugares de descida em caso de perda de pontos. O momento das equipas é diferente, com a Graça a não vencer há 7 jogos e tem caído muito na tabela, e o Prado que nus últimos 4 jogos venceu por duas vezes e tem revelado um crescimento substancial. Favoritismo repartido por igual, e um bom jogo em perspetiva.

Bom Jogo a todos.

G.M