Póvoa de Lanhoso – 1ª Taça D`Ouro- Especial Sprint

A dupla Carlos M. Vieira/ António Vieira (Peugeot 206 S1600) venceu este sábado dia 8 de Setembro a 1ª Taça D`Ouro, que teve lugar nas artérias da vila da Póvoa de Lanhoso, sob a égide do Clube Automóvel do Minho (CAM) com o apoio da Câmara Municipal, trazendo assim de regresso o desporto automóvel a esta vila minhota, depois de se ter ouvido pela última vez o som dos motores em 2011 aquando do Rali Torrié, prova do nacional de ralis.

Foi interessante assistir em termos de competitividade, ao longo dos 3km do traçado, a luta pela vitória, entre o piloto da “casa”, Carlos M. Vieira (Peugeot 206 S1600) e o BMW M3 E92 de Rui Pinheiro, terminando a prova separados por uns escassos 0,150 milésimos, com a vitória a pender para o povoense.

A 9,3sg do vencedor e a fechar as presenças no pódio, ficou Rui Antunes, que com o seu Citroen AX, mostrou também a par dos dois primeiros classificados, um excelente andamento.Com o aparecimento da chuva aquando da terceira passagem, complicou o andamento dos pilotos, fazendo com que todos eles gastassem mais tempo na manga e na Final, valendo os melhores cronos para a definição da classificação final face aos regulamentos, que por sinal foram registados por estes três pilotos, na segunda passagem do traçado.

Adelino Silva piloto local, fechou o Top Ten da Classificação, conseguindo colocar o seu Peugeot 205 MI 16 no segundo posto em termos de Classe 10, e quinto do Grupo X2. Também os carros de Drift, marcaram presença com várias passagens, para algum gáudio dos espectadores que responderam à chamada em grande número.

Com uma lista de inscritos um pouco aquém do esperado, em virtude de provas de algumas disciplinas do nacional num perímetro não muito distante, o certo é que, com um troféu tão valioso em disputa a ultrapassar os € 3.000, bem merecia um bom lote de pilotos e máquinas, quer em quantidade quer em qualidade.

Joaquim Ramalho