Grande Prémio do Minho em ciclismo em Vieira do Minho

O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 25 a 28 de julho com Melgaço, Guimarães e Vieira do Minho a assumirem um papel de destaque no desenrolar da competição. Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho será disputado por um pelotão de cerca de centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.

Com o arranque da competição em Melgaço com um contrarrelógio por equipas, a primeira etapa terá início no centro da cidade de Guimarães e terminará em Santo Antonino, na freguesia vimaranense de Mesão Frio. Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da segunda etapa será o concelho que ajudará a definir o vencedor da 31ª edição do Grande Prémio do Minho. O pelotão rumará no último dia até Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, para enfrentar um trajeto delineado no “destino de natureza mais radical de Portugal” que terminará em Castro Laboreiro onde no ano passado se assistiu a uma chegada épica do Grande Prémio do Minho.

Passagem em Vieira do Minho

2ª etapa – Sábado, 27 de julho de 2019

Vieira do Minho > Vieira do Minho – 97 km´s

Vieira do Minho – Terra de Encantos

Partida: 13h00 – Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)

Chegada: 15h33 – Avenida Barjona de Freitas (Vieira do Minho)

Metas Prémio da Montanha

• Serradela (1ª catª) – Km 43,4 (melhor horário: 14h08) – MM Arrecadações da Quintã

Metas Volantes

• Vieira do Minho (passagem pela meta) – Km 19,3 (melhor horário: 13h30) – MV SCORE Tech

• Vieira do Minho (passagem pela meta) – Km 75,1 (melhor horário: 14h58) – MV SCORE Tech

Feira do Associativismo, este fim-de-semana, em Vieira do Minho

Este fim-de-semana, Vieira do Minho acolhe a feira do Associativismo do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

A Feira do Associativismo decorre de 19 a 21 de julho, em frente aos Paços do Município e pretende, uma vez mais, promover e divulgar o trabalho desenvolvido pelas Associações concelhias.

Durante os três dias de certame, as coletividades vão expor os trabalhos, os trajes, os troféus e as atividades desenvolvidas, no sentido de dar a conhecer o trabalho e a força do associativismo, dos artesãos e dos produtores locais.

Durante a iniciativa estão, ainda previstas atividades recreativas e de  animação como folclore, filarmónicas, colóquios, cantares ao desafio, concertinas, cavaquinhos, ginástica rítmica, bombos e muito mais.

A cerimónia de abertura do certame está agendada para as 18h00, de sexta-feira conta com a animação do Grupo de Bombos “ Os Trampolineiros de Vieira” e Coro Juvenil de Vieira do Minho.

 De salientar que nesta mostra vão participar cerca de 43 coletividades.

Tratando-se de um evento de reconstrução social e cultural que merece ser enaltecido e olhado com carinho, a Câmara Municipal de Vieira do Minho convida todos os Vieirenses a visitarem o certame, incentivando e estimulando as Associações Locais pelo papel e trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do Concelho.

De referir, ainda que paralelamente à feira Mostra do associativismo decorre também a Festa da Rádio Alto Ave.

Falar D´Aqui 14 de Julho – Associações locais

Em destaque no programa Falar D´Aqui de domingo 14 de Julho o Associativismo no concelho de Vieira do Minho a propósito da Feira Mostra de Associativismo que se realiza no próximo fim de semana. Carina Pedro da Associação Desafios, João Gonçalves e Luana Carvalho do Ginásio Clube de Vieira e Narcisa Rodrigues da Associação Patinhas Abandonadas de apoio a animais, falaram da Importância pessoal das organizações, o voluntariado e acção social das Associações no concelho.

Queimas e Queimadas

No âmbito das novas delegações de competências, o Município de Vieira do Minho por intermédio dos seus Serviços Municipais de Protecção Civil, informa que está proibida a realização de qualquer tipo de queima ou queimada durante o período crítico de incêndios.

Mais se informa que o não cumprimento desta determinação será considerado USO De FOGO INTENCIONAL, crime punível com coimas elevadas. O Município de Vieira do Minho apela à compreensão de todos.

Vieirenses vão participar na Taça d’Ouro – Especial Rally Sprint Póvoa de Lanhoso

A Taça d’Ouro – Especial Rally Sprint Póvoa de Lanhoso está de volta! A 2ª edição da Taça D´Ouro, organizada pelo Município da Póvoa de Lanhoso, Clube Automóvel do Minho e Team Baia., realiza-se no dia 06 de Julho de 2019, e será um sábado de espectáculo na Póvoa de Lanhoso.

A Taça d’Ouro – Especial Rally Sprint Póvoa de Lanhoso é uma prova automobilística com características de “Super Especial” ou “Especial Sprint” e desenrolar-se-á no Centro da Vila da Póvoa de Lanhoso.

As inscrições encerraram no dia 1 de Julho. Está ainda prevista a presença de carros de shows do Campeonato de Portugal de Drift.

São 51 as equipas que vão estar presentes nesta edição da Taça d´Ouro na Póvoa de Lanhoso, sendo 3 oriundas do Concelho de Vieira do Minho:

Ricardo Marques\Paulo Marques

Filipe Ferreira\Rui Rocha

António Carvalho\ND

Barquilheres de Vieira do Minho já estão em votação para as “ 7 maravilhas doces de Portugal” Vote – 760 107 127

Já iniciaram as votações públicas para as 7 Maravilhas Doces de Portugal e com elas a possibilidade de colocar os “Barquilheres de Vieira do Minho”, no painel dos melhores doces de Portugal.

 Para eleger os Barquilheres como um dos pré-finalistas nacionais terá de votar neste doce através do número 760 107 127 (Custo de chamada 0,60€ + IVA / válido apenas para números de telefone nacionais).

 A votação para os Barquilheres termina no dia 15 de Agosto, durante o programa a emitir pela RTP, durante todo o dia.

Refira-se que este doce é apadrinhado por Júlio Machado Vaz, um apreciador desta iguaria e um visitante assíduo desta terra.

De salientar, que o doce vieirense é um dos 7 doces que está a representar o distrito de Braga nesta competição que visa eleger os sabores mais representativos de Portugal.

Os Barquilheres são uma especialidade centenária de Vieira do Minho, criada no seio de uma família de agricultores da freguesia de Mosteiro. Estes são preparados à base de produtos tradicionais, com ovos, farinha, açúcar amarelo, canela e limão. A particularidade desta iguaria está no processo de cozedura que, ainda hoje, é feita artesanalmente a fim de garantir uma textura finíssima e estaladiça. Cada Barquilhere é confeccionado à lareira, num recipiente em ferro previamente aquecido e untado com manteiga, e cumprindo as regras de cozedura em lume brando. Depois de cozido e ainda quente, é desenformado e enrolado delicadamente com as mãos de forma a obter um cone. Os Barquilheres podem ser degustados com mel, marmelada ou compotas caseiras. A herdeira da receita orgulha-se desse legado que lhe foi transmitido pela sua mãe, e espera que as gerações vindouras saibam apreciar e perpetuar esta sobremesa genuína e única. Os Barquilheres são muito apreciados pela gente da terra e têm conquistado um lugar proeminente à mesa dos vieirenses e nos eventos da Câmara Municipal.

 Nao se esqueça, já pode votar no nosso Doce.

Programa Jovem Voluntário arrancou em Vieira do Minho

Inseridas no Programa Municipal Jovem Voluntário, arrancaram no dia 1 de julho, as atividades para mais de uma centena e meia de jovens vieirenses, cuja grande maioria se encontra em férias escolares. Estes jovens irão prestar 20 horas semanais de atividade, recebendo como compensação um subsídio mensal de 200 euros. Nesta época de Verão, os jovens irão desenvolver ações nas várias valências do Município (Posto de Turismo, Parque de Campismo, Piscinas Municipais, Casa Museu Adelino Ângelo, Pavilhão Municipal, Biblioteca Municipal, etc), bem como em Instituições e Associações do concelho ou ainda nas Juntas de Freguesia.

No momento de recepção, o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, mostrou-se bastante satisfeito com a forte adesão por parte dos jovens e salientou ainda que “esta medida, para além de permitir a ocupação dos tempos livres, oferece um conjunto de actividades que constituem um espaço de aprendizagem e visam estimular e valorizar a participação dos jovens em projectos do Município e da comunidade”.

Conheça a data do arranque dos trabalhos das equipas Pró-Nacional, e saiba quem são os Treinadores das equipas.

Está ai a nova época desportiva, com o inicio dos trabalhos das equipas da Pró-nacional. Inicio do campeonato a 17/18 de Agosto.

As oficinas dos clubes que compõem o Campeonato da Pró-Nacional 2019/2020 abrem entre 15 e 25 de Julho. O inicio “Precoce” do campeonato obriga a esforços suplementares dos clubes, que não vão poder contar com os jogadores a participar na totalidade nos trabalhos da pré-época, dificultando assim o plano de trabalho e a vida aos treinadores. O Campeonato tem a primeira jornada já em Agosto, dias 17 e 18.

Vieira SC – 22 de Julho

Treinador – Roger Bastos

Forjães SC – 22 Julho

Treinador – Carlos Viana

Ribeirão FC – 22 Julho

Treinador – Emanuel Costa

Brito SC – 22 Julho

Treinador – Filipe Gonça

U. Torcatense – 22 Julho

Treinador – Francisco Branco

Vilaverdense FC – 15 Julho

Treinador – Hugo Santos

Pevidém SC – 15 Julho

Treinador – João Pedro Coelho

Santa Maria FC – 22 Julho

Treinador – João Salgueiro

GD Prado – 22 Julho

Treinador – José Nuno Azevedo

Foto D. Vale do Homem

Dumiense CJPII – 15 Julho

Treinador – Marco Campos

GD Joane – 22 Julho

Treinador – Miguel Paredes

SC Cabreiros – 18 Julho

Treinador – Miguel Veiga

GD Porto D´Ave – 16 Julho

Treinador – Nelson Martinho

CCD Santa Eulália – 22 Julho

Treinador – Nelson Silva

S. Paio D´Arcos FC – 15 Julho

Treinador – Ricardo Correia

Arões SC – 25 Julho

Treinador – Rui Novais

GD Serzedelo – 22 Julho

Treinador – Vítor Pacheco

CC Taipas – 8 Julho

Treinador –

Departamento de Desporto R.A.A.

Vieira SC: Roger Bastos (centro foto) quer equipa a lutar pelos primeiros lugares.

Iniciamos a nossa série de entrevistas com o treinador do Vieira SC, Roger Bastos. O treinador canarinho falou sobre o plantel, os empresários e o inicio da temporada a meio de Agosto, e prometeu um Vieira ambicioso.

O Vieira SC está a preparar a nova época desportiva com critério, entre renovações, promoções e reforços o clube que será treinado por Roger Bastos, reformulou o seu plantel, já que da época passada apenas 8 jogadores renovaram o seu vínculo. Como acontece todos os anos uns saem, outros entram, ou simplesmente apesar do convite para a renovação o mesmo é rejeitado para procurar outros desafios. A reformulação no Vieira SC acontece dentro destes cenários, disse o seu treinador.

O clube chamou aos seniores vários jogadores da formação após a recomendação do seu treinador, Roger Bastos acredita que os jovens jogadores do clube tem um enorme talento, e espera ajuda-los no seu crescimento.

O médio Rafinha será reforço lá para Outubro.

O Vieira tenta contratar no silencio os jogadores que pretende uma vez que os empresários já chegaram ao futebol distrital e dificultam por vezes as contratações.

O lateral Neno está de regresso ao Vieira e não foi difícil chegar a acordo com o atleta.

O início do Campeonato foi tema da nossa conversa, para o técnico do Vieira é um início que deveria ser melhor pensado, não fosse a Pró-Nacional um campeonato de jogadores amadores, trabalhadores que também merecem o seu período de férias descansados. Á semelhança da última época a situação não se torna fácil para os clubes no que toca aos trabalhos de pré-época.

No que toca aos objetivos do Vieira na nova época desportiva, Roger bastos quer uma equipa ambiciosa e competitiva, que lhe permita os primeiros lugares da tabela.

Departamento Desporto Rádio Alto Ave