Diretora Regional do ICNF visitou Vieira do Minho

A diretora regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, deslocou-se hoje, dia 24 de junho, a Vieira do Minho, para uma reunião de trabalho com o presidente do Município, António Cardoso.

Esta visita de trabalho teve como intuito avaliar os trabalhos em curso no âmbito do Plano de Gestão Florestal que o Município tem desenvolvido nos últimos anos, em colaboração com o ICNF e com a Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira.

Nesta reunião foram ainda definidas um conjunto de ações a implementar no território florestal, que irão permitir a valorização da Serra da Cabreira e dos seus recursos.

Esta deslocação da Diretora Regional do ICNF a Vieira do Minho, permitiu uma visita ao Parque Florestal, onde estão a decorrer os trabalhos de recuperação e beneficiação de todo o espaço, e ainda ao Miradouro da Serradela e a Turio.

Recorde-se que uma das prioridades do Executivo Municipal é a aposta na área florestal, através da implementação de um projeto de organização, coordenação e gestão de ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios de âmbito geográfico municipal.

Nos últimos anos foram submetidas e executadas várias candidaturas a projetos de investimento (criação de equipas de sapadores florestais, realização de ações de fogo controlado, limpeza de povoamentos, limpeza de linhas de água, arborizações e manutenção de rede viária) abrangendo uma área superior a 2.000 ha de espaços florestais.

O Município tem, ainda, apostado numa relação de proximidade com as juntas de freguesia, os conselhos diretivos de baldios, os caçadores e os pastores, com o objetivo de proteger, valorizar e potenciar os recursos naturais do concelho. A constituição, durante os meses de verão, das equipas de prevenção e vigilância dos incêndios florestais em todas as freguesias do concelho é um desses exemplos.