Vieira Vigia + Voluntariado Jovem Para a Natureza e Floresta, inscrições abertas

No âmbito das suas acções de apoio à juventude, a Câmara Municipal de Vieira do Minho em estreita colaboração com a APOSC promovem pelo terceiro ano consecutivo o Programa Vieira Vigia + Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Neste sentido, a autarquia informa que se encontram abertas as candidaturas para o Programa Jovem Voluntário, cujo objectivo é incentivar as acções de voluntariado através do apoio a jovens do Concelho.

Podem candidatar-se ao programa  os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade inclusive, mediante formalização de candidatura nos serviços de acção Social da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

Os jovens seleccionados irão desenvolver acções de voluntariado tais como: sensibilização da população para a preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas; inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco; inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; actividades de reflorestação; actividades controlo de espécies invasoras; vigilância móvel, a pé ou de bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação; vigilância fixa nos postos de vigia; inventariação de áreas necessitadas de limpeza e limpeza e manutenção de parques de lazer, entre outras.

Os jovens ficam obrigados à prestação de 5 horas diárias, entre as 9h00 e 21h00, incluindo sábados, domingos e feriados, recebendo por isso um subsídio no valor de 200 euros, por projecto.

De referir ainda que este programa é promovido pelo IPDJ e conta com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.