Fafe e Açores no início do ERC 2021

Ao disputar-se novamente no final de março, entre 25 e 27, a 55.ª edição do Azores Rallye é a primeira prova de uma dupla ronda atlântica a efetuar pelos pilotos e equipas concorrentes à edição de 2021 do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC. A prova açoriana, pela sua peculiaridade e espetacularidade, mantém o estatuto de prova âncora desse disputado campeonato que, em 2020, conheceu uma versão mais reduzida, mas que volta em força no já no início de março de 2021 com oito provas, distribuídas igualitariamente entre provas em terra e em asfalto, mas que dá particular aos custos envolvidos para as equipas.

Jean-Baptiste Ley, o coordenador do FIA ERC, disse: “para que a história de sucesso do ERC continue, é essencial que todo esforço seja feito para reduzir custos quando for prático e vantajoso fazê-lo. O calendário foi estruturado tendo em mente a acessibilidade. Portanto, estamos expectantes sobre o conceito de configuração de eventos emparelhados, ajudando a reduzir o custo de competição”.

Com Portugal a receber as duas primeiras provas do calendário do próximo ano do FIA ERC, a seguir ao Azores Rallye, disputa-se o Rally Islas Canarias, sendo que, depois, o campeonato regressa a solo continental para a disputa das restantes jornadas.

Este é o calendário aprovado para a edição de 2021 do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, sujeito a ratificação pelo Conselho Mundial da FIA

12 a 14 de março – Rally Serras de Fafe e Montelongo (Portugal, terra)

25 a 27 de março – Azores Rallye (Portugal – Açores, terra)

6 a 8 de maio – Rally Islas Canarias (Espanha – Canárias, asfalto)

18 a 20 de junho – 77th Rally Poland (Polónia, terra)

1 a 3 de julho –Rally Liepaja* (Letónia, terra)

23 a 25 de julho – Rally Di Roma Capitalle (Itália, asfalto)

27 a 29 de agosto – 50th Barum Czech Rally Zlin (República Checa, asfalto)

22 a 24 de outubro – Rally Hungary (Hungria, asfalto)

Ralisonline