Misericórdia de Vieira do Minho aprovou em Assembleia Geral o Plano de Actividades e Orçamento para 2020

Assembleia Geral realizou-se no sábado dia 30 de Novembro de 2019

A principal IPSS do Concelho prevê um valor de receita de 2.500.150 € e 2.476.000 para a despesa com um saldo previsional positivo de 254mil 150€.

De acordo com o Plano apresentado pela Mesa Administrativa os principais desafios da Instituição (a que correspondem também as acções previstas), são: a manutenção do equilíbrio financeiro, assim como manter a sustentabilidade da Instituição com a manutenção dos acordos de cooperação em vigor.

Assim, para o Lar, “é objectivo continuar a dar atenção aos utentes que integram este serviço”, garantir o serviço de apoio domiciliário a quem o solicite; a Creche, Jardim de Infância e CATL vai passar por uma remodelação com candidaturas, já aprovadas, ao Fundo Rainha D. Leonor e Programa Pares, o Ex Centro de Acolhimento Rebelo Duarte é previsto que “se venha a transformar noutra finalidade, mas mantendo a matriz de apoio…” e para a Aldeia Turística de Louredo, espera-se que “ a conjuntura económica.. aumente a procura”; a Unidade de cuidados continuados continua a “preocupar pelas comparticipações insuficientes”; já o Centro de Medicina Física e de Reabilitação “é expectável um aumento de utentes”. Quanto ao Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) aguarda “o resultado de candidatura apresentada ao Programa Norte 2020” contando a Mesa Administrativa que “no decorrer do ano tenha um desfecho favorável” o que significará “a criação e uma nova valência”.

Refere ainda o Plano de Actividades da Misericórdia de Vieira do Minho que “as projeções para 2020 foram elaboradas tendo em conta critérios de rigor e realismo”

Formação – Equivalências do 4º ao 12º ano

Tem mais de 18 anos e precisa de aumentar a sua escolaridade? Procura uma equivalência ao 4º, 6º, 9º ou 12º ano?

A resposta está no no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.
Este Centro Encontra-se a desenvolver processos para obtenção de uma equivalência escolar no Concelho de Vieira do Minho, em horário pós-laboral.
Este é um serviço gratuito ajustado às necessidades de qualquer candidato.
Pode fazer a Inscrição na Câmara Municipal de Vieira do Minho

Garranos abatidos a tiro em Vieira do Minho

As imagens podem ferir a sensibilidade dos leitores

Foram encontrados nesta manha de quinta-feira dia 24 de Outubro na zona da Sra da Fé em Cantelães, dois animais, um macho e uma fêmea (cavalos de raça garrana) abatidos a tiro, a fêmea acabou por abortar.

No local estiveram as autoridades que tomaram conta da ocorrência e o presidente da associação dos garranos.

Os serviços da Câmara Municipal de Vieira do Minho vão enterrar os animais.

Fórum Turismo – “Potenciar os Fluxos Turísticos focado nos Motivos Comuns aos 7 Concelho”

O Município de Vieira do Minho acolhe hoje, dia 23 de Outubro, na Biblioteca Municipal o Fórum organizacional subordinado ao tema “ Potenciar os Fluxos Turísticos focado nos Motivos Comuns aos 7 Concelho”, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação.

Trata-se de um projecto intermunicipal que envolve os municípios de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Amares, Montalegre, Fafe e Cabeceiras de Basto que tem por objectivo gerar projectos relativos ao aumento dos fluxos turísticos no conjunto das sete autarquias.

Aqui serão abordadas as mais diversas temáticas, com destaque para a gastronomia, natureza, património, cultura, tradição, empreendedorismo, entre outras.

O Fórum vai utilizar uma metodologia que irá permitir a tomada de decisões conjuntas, não havendo planos pré-definidos. O fórum cuja duração é 6 horas apresentará como trabalho final projectos a serem executados no curto prazo.

Agra comemorou 25 anos de existência enquanto Aldeia Turística

Este sábado dia 19 de Outubro, a Aldeia de Agra celebrou os seus 25 anos enquanto Aldeia Turística de Portugal. O momento contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, do presidente da Junta de Freguesia de Rossas, do presidente da ATAHCA, Associação de Desenvolvimento Local, José António da Mota Alves e da população local que expressivamente se associou à iniciativa.

Tratou-se de um dia especial para aquela localidade, não só por comemorar as bodas da prata enquanto Aldeia Turística, mas também por ver inaugurado um espaço de convívio e lazer, que irá promover o intercâmbio cultural e social entre os habitantes daquela aldeia.

O Centro de convívio e Lazer, vai funcionar na antiga escola primária, local recentemente intervencionado pela câmara Municipal, todas as quartas-feiras de tarde.

Para além das cerimónias protocolares, as comemorações foram animadas pelo Grupo de Cantares da ADIR (Associação Defensora dos Interesses de Rossas) e por uma acérrima chega de bois

1º Encontro Nissan Terrano – Região Norte em Vieira do Minho

Realizou-se este Domingo dia 20 de Outubro o 1º Encontro Nissan Terrano – Região Norte!

Foto:Cabreira Aventura

Cerca de duas dezenas de viaturas 4×4 da marca Nissan e modelo Terrano percorreram a Serra da Cabreira, Após 70km com vários percalços e aventuras lá chegaram ao campo de tiro na Freguesia de Pinheiro, onde foi servido o almoço.

Foto:Cabreira Aventura

Este passeio teve o apoio logístico da Cabreira Aventura e organização de Alexandre Alves, os participantes tiveram nesta primeira edição a oportunidade de ver as melhores paisagens de Vieira do Minho e provar a gastronomia local.

Foto:Cabreira Aventura

 Será certamente a primeira de muitas edições a realizar em Vieira do Minho, segundo a organização.

Educação – Bolsas de Estudo Universitárias, candidaturas até 31 de Dezembro

A Câmara Municipal de Vieira do Minho informa que se encontram abertas as candidaturas para o Programa de atribuição de bolsas de estudo para estudantes do ensino superior.
Os candidatos interessados podem efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 31 de Dezembro junto do Gabinete de Apoio ao Cidadão, da Câmara Municipal mediante o preenchimento de requerimento próprio e entrega dos documentos necessários para instrução de candidatura.
Os documentos necessários para efectuar as candidaturas encontram-se disponíveis no portal da Câmara Municipal na ligação: https://bit.ly/2N3XFm6

Artista Vieirense expõe pinturas na Casa de Lamas

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, inaugurou na Casa Museu Adelino Ângelo a exposição de pintura, de autoria da artista plástica Cecília Dias Gomes, uma filha da terra.

A exposição de pintura, vai estar patente ao público, na sala do espólio da Casa Museu Adelino Ângelo, de segunda a sábado, até ao final do ano.

Refira-se que a exposição integra um total de 34 quadros, onde a artista plástica utiliza as técnicas de acrílico e óleo. Para além dos quadros expostos, Cecília Dias Gomes, tem, ainda exposto dois livros de sua autoria, ( Metamorfose e Encontra-me), para que o público possa conhecer o seu trabalho na área da escrita. As obras referidas também podem ser adquiridas na Casa Museu Adelino Ângelo.

De salientar, ainda que na cerimónia de inauguração, a artista Vieirense ofereceu um quadro ao residente da Câmara Municipal, com o seu retrato

Para a CNN, a broa de milho está entre os “50 melhores pães do mundo”

Para assinalar o Dia Mundial do Pão, que se celebrou esta quarta-feira, 16 de Outubro, a CNN reuniu os ’50 melhores pães do mundo’. Nesta lista, onde se encontram os famosos lavash, da Arménia; o pão de queijo, do Brasil; a baguete francesa, e as tortilhas, do México; está também a broa de milho portuguesa.

Afinal, parece que a cozinha portuguesa é mesmo ‘broa como o milho’ e continua a andar nas bocas do mundo.

Para fazer esta lista, Jen Rose Smith, da CNN, teve em conta o “sabor memorável” e a sensação de “prazer caseiro” a quem os come. No artigo, a broa de milho é descrita como um pão saudável do norte de Portugal.

Feira da Ladra 2019

Trânsito e estacionamento proibido e condicionado

A Câmara Municipal de Vieira do Minho informa, que no âmbito das Comemorações das Festas Concelhias, designadas por Feira da Ladra, que vão decorrer nos dias 11, 12, 13 e 14 de Outubro, o trânsito e o estacionamento estarão proibidos em algumas ruas da Vila.

SEXTA-FEIRA, 11 de Outubro– Trânsito proibido (exceto moradores) das 14h00 às 24h00 e estacionamento proibido a partir das 9h00 em:

– Rua Camilo Costa

– Rua Padre José Carlos Alves Vieira (desde o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários) e Avenida Barjona de Freitas (até à Rotunda do Parque Florestal).

– Rua João de Deus

– Praça Guilherme de Abreu

– Rua Dr.º Hernâni Magalhães

SÁBADO, 12 de Outubro – Trânsito proibido (exceto moradores) das 9h00 às 23h00 e estacionamento proibido em:

– Rua Camilo Costa

– Avenida Barjona de Freitas

– Praça Guilherme de Abreu

– Rua João de Deus

– Rua Padre José Carlos Alves Vieira desde o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários.

– Rua Padre Casimiro José Vieira

– Rua João da Torre

– Rua Luís de Camões

– Rua Dr.º Hernâni Magalhães

DOMINGO, 13 de Outubro –Trânsito proibido (exceto moradores) das 9h00 às 23h00 e estacionamento proibido em:

– Rua Camilo Costa

– Avenida Barjona de Freitas

– Praça Guilherme de Abreu

– Rua João de Deus

– Rua Padre José Carlos Alves Vieira desde o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários.

– Rua Padre Casimiro José Vieira

– Rua Luís de Camões

– Av. João da Torre

– Av.ª Dr.º Almeno Leite (Proíbido no sentido ascendente)

– Rua Dr.º Hernâni Magalhães

SEGUNDA-FEIRA, 14 de Outubro –Trânsito proibido (exceto moradores) das 9h00 às 21h00 e estacionamento proibido em:

– Rua Camilo Costa

– Avenida Barjona de Freitas

– Praça Guilherme de Abreu

– Rua João de Deus

– Rua Padre José Carlos Alves Vieira desde o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários.

– Rua Padre Casimiro José Vieira

– Rua Luís de Camões

– Av. João da Torre

– Rua Dr.º Hernâni Magalhães

Dados os condicionalismos ao trânsito, imperativos destas festividades, a Autarquia Vieirense apela, desde já, a todos os Vieirenses para a máxima compreensão e civismo, sendo certo tratar-se das mais importantes festas do concelho de Vieira do Minho.